terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quebrando o Sistema

I SAMUEL 2.26

Muitos já ouvimos sobre a história de Ana e sobre as humilhações que passava por ser estéril, penso, que não foram poucas as chacotas e irritações que Penina a fez passar.

Como de costume se subia a Siló para adorar ao Senhor dos Exércitos e Elcana subia anualmente juntamente com suas esposas Ana e Penina, mas neste ano era um ano diferente para Ana, pois ela estava com o coração e a alma amargurada, não comeu nem bebeu só tinha forças para se derramar perante o Senhor. Eli chegou a pensar que estivesse embriagada. Contudo Ana regressa com uma profecia, a melhor de todas que poderia receber, que era o dom da maternidade.

Após o tempo passar, Ana e todos vêem a palavra do profeta se cumprir , ou seja aquela que era zombada, humilhada, esnobada, agora fértil, alegre, e com novo cântico nos lábios. Imagino o tamanho da inveja de Penina ao ver sua barriga crescendo, mas o acontecendo em Siló, os filhos do profeta Eli aprontavam barbaridades no templo do Senhor. Eli já não tinha mais moral para repreender seus filhos, pois os mesmo se deitavam com mulheres na congregação e roubavam aquilo que era oferecido ao Senhor além de oferecerem fogo estranho ao Deus dos exércitos. Logo as pessoas falavam mal sobre a casa do profeta e sacerdote. Mas o tempo passa e Ana desmama o menino Samuel, enquanto seu marido sobe para adorar a Deus . Finalmente chega o dia em que o menino é apresentado a Deus, tento imaginar a cena, Ana deve ter olhado para Eli e dito: Eli este é Samuel! Esta é a razão pela qual estava eu me derramando perante o Senhor! Que maravilha! Aleluia! Neste exato momento Deus está quebrando o sistema.


Ali estava uma criança que representava uma nova era, ao mesmo tempo, a felicidade estampava o rosto da mulher creio que deveria haver uma certa preocupação pois o menino seria dado para aprender do Senhor com o sacerdote e conseqüentemente estaria no mesmo convívio dos filhos que não eram bem vistos, se fossem os dias de hoje creio que as mães diriam aos seus filhos; quando o culto terminar não quero vocês brincado com os filhos de Eli nem tão pouco trocando emails ou mesmo MSN , porque são filhos rebeldes e logo estarão contaminando vocês.

O que me chama atenção é que alguém deve ter dito a Ana : você deve estar doida de deixar que seu filho more naquele lugar ou perguntando se não tinha medo que seu filho se contaminasse? E como uma mulher temente e sábia devera ter respondido que não, pois seu filho estava indo para lá não para ser influenciado mais sim para influenciar. Bendito seja o Senhor! Isso demonstra porque Samuel não se contaminou e é assim que devemos pensar, nós cristão que temos compromisso com a palavra do nosso Deus, estamos aqui nesta terra como embaixadores da palavra de cristo e nada melhor sermos influenciadores onde trabalhamos, onde estudamos e principalmente onde vivemos. Outro ponto interessante é que Ana de ano em ano trazia uma túnica nova (I Sm 2.18-19).


Não há coisa a ser mais incômoda do que gente adulta com roupa de criança, fico a observar a tendência das vestes de hoje em nossa sociedade e igrejas e chega a ser ridículo. Mas você pode me perguntar o que isso tem a ver ? Observo que hoje em dia as pessoas não tem crescido espiritualmente tem –se estagnado em uma determinada fase e não mais querendo sair. Como Pedro diz em (I Pe 2.2). Os membros das igrejas se tornam mais vulneráveis à subversão de falsas doutrinas quando permanecem na infância espiritual.

É o estudo e a aplicação da palavra de Deus à vida diária que promovem a maturidade espiritual dos cristãos (II Tm 3.16-17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário